Início Artigos
Artigos Relacionados à Sã Doutrina

Esta página contém uma relação de diversos artigos escritos especialmente para os salvos. Todos os artigos podem ser lidos na íntegra, e gratuitamente, aqui no site. Alguns artigos são parte de nossas publicações impressas, outros foram escritos especialmente para o site.



Eu Sou - videira verdadeira Imprimir E-mail

“Eu Sou a videira verdadeira...” (Jo 15:1)

Esta é a sétima vez no Evangelho de João que encontramos o Senhor Jesus falando de Si mesmo como “Eu sou”. Aqui ele é a videira verdadeira. O que está em vista não é a necessidade do incrédulo precisando de Cristo para satisfazer seus anseios espirituais. Aqui, o que está em vista é a necessidade do salvo precisando de Cristo para lhe capacitar a produzir fruto. Repare alguns detalhes importantes no contexto desse versículo.

Leia mais...
 
Eu Sou - ressurreição e vida Imprimir E-mail

A morte é, sem dúvida, o visitante menos desejado que qualquer família gostaria de receber. Ela chega quando ainda se tem muitos planos pela frente (Lc 12:16-20). Não respeita classe social – seja rico, seja pobre (Lc 16:19-22). Não respeita diferenças de sexo ou idade – pode ser jovem rapaz (Lc 7:11-14), pode ser pequena menina (Lc 8:41, 42). Além disso, a morte é forte (Ct 8:6). Os avanços da medicina conseguem apenas prolongar um pouco mais a vida, mas não conseguem evitar que a morte chegue, mais cedo ou mais tarde.

Leia mais...
 
Eu Sou - bom Pastor Imprimir E-mail

“Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (Jo 10:11).

Mesmo com muitas palavras, é difícil explicar verdades tão preciosas ditas em poucas palavras. Você pode ler o versículo acima noventa e nove vezes. Na centésima vez que o ler, terá a sensação de que não consegue explicar tudo o que o envolve.

Leia mais...
 
Eu Sou - a porta Imprimir E-mail

O cap. 10 de João é bem conhecido. Seja porque fala do Senhor como Pastor, dos salvos como ovelhas ou do povo de Deus como rebanho, é um capítulo cativante.

Leia mais...
 
Filhos de Deus Imprimir E-mail

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no Seu nome” (João 1-12).

Leia mais...
 
Salvação Imprimir E-mail

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).

 

Leia mais...
 
Judas Iscariotes Imprimir E-mail

A Bíblia nos apresenta um dos doze discípulos que protagonizou a maior traição relatada até hoje, o qual foi companheiro e amigo do Senhor Jesus por um longo período, e teve a oportunidade de conhecer o próprio Salvador, e Dele aprender verdades preciosas que o salvariam da condenação eterna.

Leia mais...
 
O ministério dos anjos - seu aprendizado Imprimir E-mail

Anjos são seres criados com privilégios excepcionais. Eles vêem a face de Deus (Mt 18:10), têm força muito maior do que dos seres humanos (Mt 28:2), são tão rápidos quanto o vento e tão irresistíveis quanto o fogo (Hb 1:7 – a palavra “espírito” quer dizer vento, no contexto desse versículo). Estas e outras coisas mostram a glória que os anjos compartilham. Contudo, é de se admirar que os anjos, apesar de serem superiores a nós, aprendam conosco. Veja algumas passagens que mostram isso.

Leia mais...
 
O ministério dos anjos - sua palavra Imprimir E-mail

Este artigo (e outros que serão publicados em breve, se Deus permitir), não tem intenção de explorar tudo o que envolve o serviço que os anjos prestam. Mas oro para que o pouco que será dito coopere no entendimento e desenvolvimento de alguém. O título “Ministério dos anjos” é uma expressão tirada de At 7:53 (na Versão Atualizada).

Entre as coisas curiosas que a Bíblia ensina sobre os anjos, está o fato de eles terem participado ativamente na entrega da Lei que os judeus tinham que observar. Veja três passagens que mostram isso e suas lições:

Leia mais...
 
Três homens maus Imprimir E-mail

Os três homens mencionados em Jd v.11 são ilustrações claras e tristes de pessoas que receberam privilégios, mas preferiam rejeitar. Caim, Balaão e Coré foram homens que tiveram alguma ligação com coisas espirituais. Caim levou um sacrifício para adorar a Deus. Balaão era um profeta. Coré era levita.

Leia mais...
 
Página 1 de 26