Início Artigos Pela fé - a travessia do Mar Vermelho
Pela fé - a travessia do Mar Vermelho Imprimir E-mail

O povo de Israel atravessou o mar vermelho e conheceu a forma maravilhosa como Deus pode salvar. Em Hb 11:29 são usadas três verdades sobre essa travessia que ilustram alguns aspectos da salvação de Deus.

a) O poder de Deus: “Pela fé passaram o Mar Vermelho”.

Aqui em Hb 11:29, a Bíblia enfatiza a atitude do povo. Eles foram salvos pela fé. Já em Sl 78:13 a Bíblia enfatiza a atitude de Deus. Deus abriu o mar e os fez passar. Se por um lado existe a responsabilidade do homem (pela fé), por outro lado só pode haver salvação pelo poder de Deus.

Que poderosa mão!

b) Os prodígios de Deus: “como por terra seca”.

Aqui em Hb 11:29, somos informados que o povo passou como se estivessem passando por terra seca. Em At 7:36 a Bíblia diz que Deus fez prodígios, e em Ex 14:21 explica que prodígios foram esses: Deus fez com que um vento soprasse, o mar se dividiu e o povo passou em seco. Há muita coisa nesta cena que não podemos explicar, assim como há aspectos da salvação que não entendemos. Sabemos que fomos salvos, e sabemos que Deus fez um milagre quando nos salvou, mas não sabemos explicar como Ele fez isso (Mc 4:26, 27).

Que prodígio misterioso!

c) A punição de Deus: “o que intentando os egípcios, se afogaram”.

Deus puniu os egípcios com a morte. Eles até tentaram atravessar o Mar Vermelho, mas a atitude deles “não estava misturada com a fé” (Hb 4:2).

Este é o triste fim de muitos que já ouviram o Evangelho. Sabem que precisam da salvação, querem ser salvos e até tentam ser salvos. Mas como é lamentável ver seus esforços vãos. Estão tentando chegar ao Céu “confiando em si mesmos” (Lc 18:9).

Que punição merecida!